III SEMINÁRIO INTERNACIONAL

o soleil em português

Em sua terceira edição, o evento digital acontece entre 15 e 19 de novembro, 

sob o tema central O Soleil em Português. 

Com a participação de integrantes do Théâtre du Soleil, 

o evento será transmitido da própria sede da companhia, em Paris 

e tem o apoio de diversas universidades brasileiras.


 

Em julho de 2019 teve início a série anual de seminários Sob a Luz do Soleil, reunindo pesquisadores e artistas ligados à trupe de teatro francesa, Théâtre du Soleil, dirigida por Ariane Mnouchkine desde 1964. Com o apoio do Centro Cultural São Paulo, o evento reuniu em torno de 20 artistas e pesquisadores para rodadas de comunicações, oficinas práticas e exibições gratuitas dos filmes da companhia francesa. 

Em 2020, por conta da pandemia, o evento aconteceu em formato digital, o que permitiu o transbordamento de fronteiras. Na ocasião recebemos Béatrice Picon-Vallin para a conferência de abertura, além dos pesquisadores e artistas, François Dusigne, Lucia Benssasson, Catherine Vilpoux, Carmen Romero, Hélène Cinque e Eric Darmon, além de professores e artistas brasileiros como Ana Maria Bulhões-Carvalho, Ana Achcar, Deolinda Vilhena, Eduardo Vaccari, Gabriela Lirio, Julia Carrera e Marcello Amalfi. Além das comunicações, os participantes tiveram acesso aos links de alguns dos filmes do Théâtre du Soleil com legendas em português, gratuitamente, participaram de fóruns de discussão, da mesa de lançamento de publicações inéditas sobre o Soleil e de um bate-papo com transmissão do espetáculo musical As Comadres, dirigido por Mnouchkine no Brasil em 2019. O evento teve uma média de 1.300 acessos em todas as atividades propostas, com tradução simultânea.

Em 2021, o III Seminário Sob a Luz do Soleil volta o olhar para a produção em língua portuguesa em torno da companhia, convidando alguns integrantes do Soleil ligados ao Brasil. O Soleil em Português será, portanto, uma chance de contato entre os estudantes e atrizes e atores presentes na companhia hoje: Juliana Carneiro da Cunha, Maurice Durozier, Aline Borsari e Julia Marini, além de artistas-pesquisadores brasileiros que seguem o legado da companhia como Fabianna Mello e Souza, Deolinda Vilhena, Ana Achcar, Eduardo Vaccari, Marcello Amalfi e Julia Carrera. Esta edição mantém o formato online, sendo que algumas das transmissões serão feitas do próprio Théâtre du Soleil, mesclando as facilidades do formato digital à insubstituível qualidade de presença dos encontros.

Uma vez mais, o público terá acesso às comunicações, aos links de filmes com legendas em português, ao fórum de discussão dos filmes, uma apresentação teatral e um bate-papo com a equipe de Comadres, durante o evento. Além disso, será organizada uma biblioteca digital com as principais publicações em português sobre o Théâtre du Soleil em links PDF e um encontro disparador para o Grupo de Estudos Sob a Luz do Soleil, com o objetivo de estabelecer um espaço permanente de discussão e trocas sobre os diferentes aspectos abrangidos pela experiência do Théâtre du Soleil.

As inscrições poderão ser feitas a partir de 12 de novembro na plataforma Even3 e os participantes receberão certificado de participação após o evento.

saiba como se inscrever
saiba como se inscrever

press to zoom
saiba como se inscrever
saiba como se inscrever

press to zoom
1/1